Avaliação de empresas

Avaliação de Empresas

O que é esse produto?

É um produto que visa identificar quanto vale uma empresa a preço de mercado, seja ela micro, pequena, média ou grande empresa. O método usado por nós é o FCD – Fluxo de Caixa Descontado que é o método que apresenta maior rigor técnico e é usado por praticamente todos os avaliadores.

Neste método é importante lembrar de algumas informações básicas para a sua perfeita execução e ele tem como base os dados financeiros e as perspectivas de mercado para o setor em que a empresa tem a maior participação.

Os principais relatórios financeiros são os balanços dos três últimos anos e as demonstrações de resultado. O método consiste em projetar os 5 ou 10 anos para o futuro, identificando o caixa operacional gerado pela empresa e trazido a valor presente, descontando a uma taxa do custo médio ponderado do capital da empresa. Esse indicador é calculado a partir do Balanço patrimonial, caso a empresa não tenha Balanço Patrimonial usa-se o custo de oportunidade que melhor representa o interesse do cliente.

A DRE do ultimo ano é a base para a projeção dos resultados futuros, e pode tomar como base a analise das demonstrações de resultados da própria empresa ou mesmo fazendo uma análise do mercado para identificar qual vai ser a taxa de crescimento futuro da empresa, e usar essa taxa para projetar o crescimento do negócio.

Outros dados importantes que precisam ser calculados são o índice de inflação que define como os custos e despesas fixas serão atualizados, os percentuais de impostos que incidem sobre o faturamento da empresa em função do seu regime tributário.

Quando uma empresa cresce ela tem necessidade de investir em imobilizado e em capital de giro que pode ser calculado com base na estrutura de resultados atuais comparando com os dados do balanço patrimonial.

Uma parte da formula de cálculo prevê o crescimento futuro da economia, medida pelo PIB de longo prazo, ou seja, após o período explicito de cálculos e essa parte da formula é chamada de perpetuidade e a formula foi desenvolvida por um economista chamado Gordon e virou o modelo de Gordon.

Após os cálculos somando o VPL liquido dos valores do fluxo explicito e do VPL liquido da perpetuidade chegamos ao valor total da empresa que para ser vendido ou partilhado tem que deduzir os passivos da empresa dai chegamos ao valor líquido da empresa.

A maioria que procura avaliar uma empresa tem como finalidade vender a empresa ou parte dela, ou mesmo para estimar a participação de novos sócios que estão interessados no empresa, pode ser feito também por uma decisão estratégica da gestão ou mesmo por que que analisar um aspecto que ira dizer  atualizado quanto vale aquele patrimônio ou mesmo por decisão judicial no caso de apuração de haveres para partilha por inúmeras razões.

No caso de empresas novas ou mesmo sem informações contábeis é possível montar a DRE anual e mensal. Caso a empresa tenha contabilidade analisar se estão reconhecidos todos os bens e direitos, bem como as obrigações na contabilidade. Se as despesas antecipadas, tipos seguros estão contabilizados com antecipações de despesas e outras.

 Estamos colocando esse produto a disposição do Cliente em forma de consultoria online, com estimativa de tempo de 20 horas em 05 reuniões de 4 horas, por R$ 4.000,00 pagos em boleto ou deposito bancário, para agendarmos a elaboração e entrega do Laudo de Avaliação.

Deposito Bancário: Sicoob agencia: 4364 Conta: 28048-8 Consciente Consultoria, caso queira Pagar em Boleto solicite com a Brenda no fone: (61) 3038-1200 e passe os seus dados para a confecção do Boleto.

Caso o cliente queira o atendimento presencial, deve arcar com os custos de deslocamento do consultor para sua região ou empresa caso de empresas locais.

Esse produto também pode ser feito em forma de treinamento presencial ou online com no mínimo 12 participantes com taxa de inscrição de R$ 800,00 cada. Sempre lembrando que no caso do presencial os custos de deslocamento do instrutor ficarão por conta do contratante.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email