Sobre Nós
A Consciente Consultoria, Contabilidade e Treinamento é um conglomerado de organizações contábeis que reúne notáveis personalidades do mercado com uma proposta de constantes ações e crescimento.
Fundada em 1996, e com um olhar sempre voltado para um modelo diferenciado de gestão renunciando a tradição administrativa, conseguimos reunir dinamismo e versatilidade para um mercado empreendedor como marca de excelência.
Visão
Missão
“Satisfazer as necessidades de nossos clientes com soluções empresariais, profissionalismo, valorização do ser humano, ética e responsabilidade social.”
Vocação
“Soluções empresariais, empreendedorismo, formação profissional e valorização do ser humano, bem como fornecimento de informações para facilitar o processo de tomada de decisões.”
Valores
- Ética e responsabilidade social e ambiental;
- O cliente e o foco;
- Qualidade na prestação de serviços;
- Pessoas com comportamento voltado para o bem estar do cliente.
Nossa História
Março de 1996
Trabalhava no Sebrae com consultor interno e entendia a contabilidade como uma ferramenta importante para a gestão da empresa, porem nesta época, verificamos que a maioria dos empresários de pequenos negócios viam a contabilidade apenas como geração de guias de recolhimento de tributos e folha de pagamentos e o cumprimento de obrigações com o fisco.
Setembro de 2001
Em setembro de 2001 saí do Sebrae em um programa de demissão voluntária e me associei a outra empresa de contabilidade, onde fazíamos contabilidade e atendíamos a demanda do SEBRAE por consultorias e treinamentos, ainda mantínhamos a ideia de fazer uma contabilidade com o pensamento na consultoria juntos, isso trouxe algum ganho porem os interessados ainda demonstravam pouca preocupação com a gestão e mantendo um foco muito voltado para o fluxo de caixa e vendo o contador como a solução para não pagar impostos errados e não ter problemas com pessoal.
Setembro de 2001
Nesta época fizemos a cisão da empresa, onde dois sócios ficaram com a consciente e os outros dois ficaram com a metade da carteira e registraram uma outra empresa. Nesta época a socia Alvanira que trabalhava na contabilidade do Sebrae, aderiu ao PDI – programa de demissão incentivada e ingressou na consciente como socia. Ela com muita experiencia em contabilidade cuidando da parte operacional e o socio Jose Arimatea cuidando da gestão e do comercial, mas não conseguíamos fazer a empresa crescer por limitação de tempo e de recursos e com pouca capacidade de investimento. Em outubro de 2012, tomamos uma decisão ou crescíamos ou sairíamos do negócio. Foi quando estava acontecendo muitas fusões de empresas, inclusive de pequenas empresas. Aí desenvolvemos o projeto crescer para não sofrer.
Outubro de 2012
Começamos a divulgar o projeto crescer para não sofrer em todas as apresentações que fazíamos e no curso do SEBRAE chamado Contabilizando o Sucesso e em dezembro de 2012 fizemos a primeira fusão, pois o crescer para não sofrer é um programa de junção de pequena empresas de contabilidade e o capital é a carteira de clientes. Os novos sócios se empolgaram e em 2013 ingressou na sociedade mais 5 sócios e mais 4 organizações contábeis, e em 2014 entraram mais 6 sócios e 3 organizações contábeis.
Aqui já contávamos com 15 sócios e 9 organizações contábeis, e claro mesmo com estrutura organizacional definida, percebemos alguns problemas no comando e na falta de comando, onde algumas pessoas despeitavam a hierarquia e criava problema para a direção geral.
Setembro de 2015
Em setembro de 2015 fizemos uma reunião de sócios para resolver os problemas, e decidimos que 6 sócios e 4 organizações contábeis deixariam a sociedade. Isso nos trouxe algumas dificuldades pois houve uma redução grande de clientes, mas também viabilizou a revisão total do projeto, pois os sócios que ficaram eram mais aderentes ao projeto. E em 2016 além da redução na receita ainda veio a crise econômica e para que a empresa tivesse viabilidade revisamos o projeto para reduzir desembolso de caixa e 5 sócios saíram da operação e ficaram na condição de sócios investidores, onde não tinha trabalho na organização e reduziria a sua retirada para metade da retirada dos sócios que estavam na operação ou gestão.
Dezembro de 2019
Na revisão do planejamento estratégico, projetamos um crescimento de 5% para 2020 e nos dois primeiros meses do ano esse crescimento estava se concretizando, porem veio a pandemia com a paralização dos negócios e queda nas vendas. Em junho de 2020 contratamos o desenvolvimento do site para facilitar o processo de vendas pela internet, seguindo uma tendência já consolidada no mercado e agora a partir de setembro pretendemos divulgar o site e preparar as ações de marketing digital de forma a facilitar o processo de venda de serviços contábeis.