O que é esse produto? /
Análise e Planejamento
Financeiro
É um produto essencial para o gestor nanceiro e direção geral de uma empresa seja ela micro, pequena, média ou grande
empresa. Onde iniciamos o levantamento de dados pelas vendas passada, se tem o controle das mesmas pelo menos
nos últimos três anos, se essas vendas foram feitas a vista ou a prazo. Se as vendas a prazo foram no cartão de crédito,
depósitos bancários ou boletos bancários.
Depois levantamos as contas apagar e a receber se tem sistema de controle destas contas, se tem contas a receber em
atraso, contas a pagar em atraso. Levantamos também a posição dos estoques caso tenha, a posição das contas
bancarias com os seus saldos em determinada data.
Levantamos os custos se for indústria ou serviços e custo da mercadoria vendida se for comercio. As Despesas xas e
variáveis mês a mês no ultimo ano. Vericamos se a empresa tem contabilidade, se tem conrmar se os bens estão
reconhecidos na contabilidade ou se estão em nome dos proprietários ou sócios, e se foram feitas as depreciações
mensais e se a cha dos bens controlam esses bens e se estão sendo feitas depreciações pelo uso/desgaste destes
bens.
Vericar se a folha de pagamento esta toda reconhecida contabilmente e se seus gastos para desembolso futuros estão
provisionados na contabilidade.
Analisar o sistema tributário vericando se estar enquadrado no simples nacional, lucro presumido ou lucro real.
Montar a DRE anual e mensal. Caso a empresa tenha contabilidade analisar se estão reconhecidos todos os bens e
direitos, bem como as obrigações na contabilidade. Se as despesas antecipadas, tipo seguros estão contabilizadas com
antecipações de despesas e outras.
Com base nestes relatórios montar os indicadores econômicos, nanceiro e operacionais da empresa e fazer um parecer
sobre como está a situação nanceira da empresa, propondo medidas corretivas e /ou preventivas.
Evolução das vendas
Meses/ano 2017 2018 2019 2020 2021
Janeiro R$ 82.224,55 R$ 84.957,40 R$ 76.088,00 R$ 69.012,00
Fevereiro R$ 88.062,05 R$ 73.334,76 R$ 77.748,00 R$ 53.941,00
Março R$ 99.549,58 R$ 113.348,22 R$ 89.748,00 R$ 33.542,00
Abril R$ 92.026,40 R$ 83.508,53 R$ 76.817,00 R$ –
Maio R$ 97.129,03 R$ 89.953,40 R$ 76.850,00 R$ –
Junho R$ 76.818,35 R$ 73.647,79 R$ 76.661,00 R$ –
Julho R$ 90.511,97 R$ 73.433,65 R$ 73.016,00 R$ 16.239,00
/
Agosto R$ 68.180,69 R$ 74.420,33 R$ 85.914,00 R$ –
Setembro R$ 90.367,46 R$ 73.553,55 R$ 68.987,00 R$ –
Outubro R$ 98.914,89 R$ 88.017,94 R$ 70.207,00 R$ –
Novembro R$ 101.117,08 R$ 93.344,79 R$ 74.178,00 R$ –
Dezembro R$ 76.271,94 R$ 83.081,94 R$ 75.796,00 R$ –
Total R$ 1.061.173,99 R$ 1.004.602,30 R$ 922.010,00 R$ 172.734,00 R$ –
primeiro S R$ 535.809,96 R$ 518.750,10 R$ 473.912,00 R$ 156.495,00 R$ –
Segundo S R$ 525.364,03 R$ 485.852,20 R$ 448.098,00 R$ 16.239,00 R$ –
Media R$ 88.431,17 R$ 83.716,86 R$ 76.834,17 R$ 14.394,50 R$ –
1.o sem R$ 89.301,66 R$ 86.458,35 R$ 78.985,33 R$ 26.082,50 R$ –
2.sem R$ 87.560,67 R$ 80.975,37 R$ 74.683,00 R$ 2.706,50 R$ –
Neste primeiro quadro analisamos com se comportaram as vendas nos últimos anos, comparando com as vendas dos
anos anteriores.
Analise da Demonstração de Resultados do ultimo ano e do ano atual caso o ano esteja em curso
2019 % s/ Receita % Grupo
1- RECEITAS SOBRE VENDAS 922.010,00 100,00 100,00
1.10 – 922.010,00 100,00 100,00
2 – CUSTOS E DESPESAS VARIÁVEIS DE VENDA 419.095,45 45,45 100,00
2.1 – Custo das mercadorias Vendidas 419.095,45 45,45 100,00
3 – IMPOSTOS SOBRE VENDAS 0,00 0,00 0,00
3.9 – Simples Nacional – 0,00 0,00
4 – CUSTO VARIÁVEL TOTAL (2+3) 419.095,45 45,45
5 – MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO (1 – 4) 502.914,55 54,55
6 – TOTAL DE CUSTOS FIXOS (6.1+6.2+6.3) 8.460,00 0,92 100,00
/
6.1 – Custos com pessoal 0,00 0,00 0,00
6.1.1 – Salários – 0,00 0,00
6.1.2 – Encargos sociais sobre salários – 0,00 0,00
6.1.3 – Retirada mensal – 0,00 0,00
6.1.4 – Encargos sociais sobre pró-labore – 0,00 0,00
61..5 – Vale transporte – 0,00 0,00
6.1.6 – Vale refeição – 0,00 0,00
6.1.8 – Graticações – 0,00 0,00
6.1.13 – Provisão de férias – 0,00 0,00
6.1.14 – Provisão de 13o. Salário – 0,00 0,00
6.2 – Custos com veículos 0,00 0,00 0,00
6.3 – Despesas administrativas e operacionais 8.460,00 0,92 100,00
6.3.10 – Energia Elétrica – 0,00 0,00
6.3.21 – Despesas com lanches e alimentação – 0,00 0,00
6.3.41 – Amortização de Despesas antecipadas 8.460,00 0,92 100,00
7 – LUCRO OPERACIONAL (5-6) 494.454,55 53,63
8 – DESPESAS FINANCEIRAS 0,00 0,00 0,00
8.1 – Juros sobre antecipação de Cartão de credito – 0,00 0,00
9 – RECEITAS FINANCEIRAS 0,00 0,00 0,00
9.1 – Juros sobre aplicações – 0,00 0,00
9 – I.R.P.J. (lucro real) 0,00 0,00 0
10 – CONTRIBUIÇÃO SOCIAL (lucro real) 0,00
13 – LUCRO LÍQUIDO 494.454,55 53,63
PONTO DE EQUILIBRIO Operacional 15.510,00
/
Balanço Patrimonial
Com base no Balanço e na DRE inicia-se a análise dos indicadores.
Estamos colocando esse produto a disposição do Cliente em forma de consultoria online, com estimativa de tempo de 10
horas em 03 ou quatro reuniões por R$ 2.000,00 pagos em boleto ou deposito bancário, para agendarmos a entrega do
produto com o treinamento de uso da ferramenta e um passo a passo do preenchimento da planilha por escrito.
Banco: Sicoob agencia 4364 conta: 28048-8 Consciente Consultoria e Treinamento LTDA.
Caso o cliente queira o atendimento presencial, deve arcar com os custos de deslocamento do consultor para sua região
ou empresa caso de empresas locais.
Esse produto também pode ser feito em forma de treinamento presencial ou online com no mínimo 12 participantes com
taxa de inscrição de R$ 400,00 cada. Sempre lembrando que no caso do presencial os custos de deslocamento do
instrutor carão por conta do contratante.